SARAU POÉTICO - ESTA NOITE SE IMPROVISA...

|

Seguidores Amigos

Tomei a decisão de alterar o nome dos nossos encontros.
O sarau poético tornou-se NOITES DO IMPROVISO...
Além do bate papo informal e das IDEIAS GENIAIS,teremos novos temas em nossos encontros, ontem foi a vez de assistirmos a um grande filme NACIONAL.



NARRADORES DE JAVÉ
Direção: Eliane Caffé
Roteiro: Eliane Caffé, Luiz Alberto de Abreu
Elenco: José Dumont (Antônio Biá), Matheus Nachtergaele (Souza), Nelson Dantas (Vicentino), Gero Camilo (Firmino), Nélson Xavier (Zaqueu)

A pequena cidade de Javé será submersa pelas águas de uma represa. Seus moradores não serão indenizados e não foram sequer notificados porque não possuem registros nem documentos das terras. Inconformados, descobrem que o local poderia ser preservado se tivesse um patrimônio histórico de valor comprovado em "documento científico". Decidem então escrever a história da cidade - mas poucos sabem ler e só um morador, o carteiro, sabe escrever.Depois disso, o que se vê é uma tremenda confusão, pois todos procuram Antônio Biá, o "autor" da obra de cunho histórico, para acrescentar algumas linhas e ter o seu nome citado.

Principais prêmios e indicações

Cine PE - Festival do Audiovisual
*Venceu nas categorias de melhor filme, direção, montagem, ator (José Dumont), ator coadjuvante (Gero Camilo), edição de som e atriz coadjuvante (Luci Pereira).
*Prêmio da crítica e o Prêmio [[Gilberto Freyre]].
Festival do Rio - 2003
*Melhor ator (José Dumont).
Festival Internacional de Friburgo - 2003 (Suíça)
*Recebeu o prêmio da crítica.
30º Festival Internacional do Filme Independente de Bruxelas(Bélgica)
*Dois prêmios, nas categorias de melhor filme independente e de melhor roteiro.
VII Festival Internacional de Cinema de Punta del Este - 2004
*Venceu na categoria de melhor filme.
5º Festival de Cinema des 3 Ameriques - 2004 (Quebec, Canadá)
*Venceu na categoria de melhor filme de ficção.

NOSSA VISÃO CRÍTICA

Observamos que a abordagem de diversos temas como, a formação cultural de um povo; heranças históricas; crenças; valores; oposição entre memória, história, verdade e invenção;dimensão da escrita e da fala; confronto entre o progresso e as tradições do vilarejo.
Nos levou a riqueza de detalhes da imensidão cultural de nosso Brasil,com seu povo forte e destemido , e do uso de varias linguagens poéticas em contexto simples das narrativas
RECOMENDO.

1 Comentário:

Anônimo disse...

Diva passei para conhecer seu blog ele é not°10, show, espetacular desejo muito sucesso em sua caminhada e objetivo no seu Hiper blog e que DEUS ilumine seus caminhos e da sua família
Um grande abraço e tudo de bom
Ass:Rodrigo Rocha

 

©2009 Sobretudo A Luz | Design by SeGraf Web