DIA DOS NAMORADOS - A BENÇÃO SANTO ANTONIO

|

== O contexto histórico ==
Santo António de Lisboa, [[OFM]] viveu na primeira metade do [[século XIII]], em plena [[Idade Média]]. Desenvolviam-se as cidades extra-muros (os [[burgos]]) e uma nova classe social de artesãos, mercadores, banqueiros, notários e médicos ascendia na sociedade e no poder: a [[burguesia]].

Na [[Europa]] formavam-se as nacionalidades sob a égide do [[Sacro Império]] e os exércitos dos [[anglos]], [[francos]] e [[germanos]], dominados pelo espírito da [[cruzada]], combatiam os turcos [[muçulmanos]] no Oriente (na [[Terra Santa]]) e os [[berberes]] muçulmanos no Ocidente (na [[Península Ibérica]]).

Em Portugal, nesse século, três reis sucederam-se no trono: primeiro [[Sancho I]], filho de D. [[Afonso Henriques]], empenhado em alargar o território e proceder ao povoamento do país que surgira sob o governo do seu pai; depois [[Afonso II]] neto de D. [[Afonso Henriques]], que se envolveu em lutas civis contra suas irmãs, o que motivou a perda dos territórios já conquistados aos mouros a sul do [[Tejo]], e finalmente [[Sancho II]], filho deste último, grande conquistador, que se envolveu em questões com a Igreja Católica e com o papado e foi [[excomungado]] e deposto pelo [[Papa Inocêncio IV]] a favor de seu irmão [[Afonso III]], conde de Bolonha.

0 comentários:

 

©2009 Sobretudo A Luz | Design by SeGraf Web