Na Mitologia a Fênix é conhecida como uma ave magnífica, cujo tamanho era de uma águia. Na sua cabeça havia uma crista muito brilhante e suas penas eram da cor púrpura, exceto no pescoço (douradas) e em sua cauda (brancas), enquanto seus olhos eram demasiadamente brilhantes.
Segundo dizem, habitava o deserto e lá vivia por cerca de seiscentos anos. Ao sentir que o fim se aproximava, juntava alguns ramos aromatizados e do fogo renascia. Os povos antigos consideravam o fogo ou o próprio sol como algo sagrado, que simbolizava a vida, por isso esta ave mítica podia ser vista pintada ou esculpida em vários monumentos da Antiguidade.
No Egito representava o emblema da Alma e costumavam pintar a estrela de cinco pontas ou flamejante ao seu lado. Mesmo os cristãos chegaram a utilizar a Fênix como símbolo de ressurreição, pois esta circundada por raios solares representava Jesus Cristo, que havia morrido e ressuscitado. Além disso, dentro do misticismo pode ser encontrada como o símbolo do iniciado, pois este renasce para a outra vida após a iniciação.
Em algumas tradições significava a reintegração com a divindade, como na Rosa cruz ou o fogo divino, como na Maçonaria. Mas os Alquimistas tinham a ave como uma representação da Pedra Filosofal, que por vezes era simbolizada por um pelicano ou por um jovem rei coroado.
De qualquer forma, este ser simboliza o renascimento de todos nos.
-
2 comentários:
Estimada Diva, foi um grande prazer e aprendizado ter trabalhado ao seu lado. Espero verdadeiramente que assim como a mitológica ave Fênix, você possa sempre renascer das cinzas e concretizar todos os seus objetivos.
Um forte abraço,
Diana Lacerda. 28.05.2009
É lindo ver como algumas figuras mitológicas vencem o tempo e barreiras de todo o tipo, tais como etinia e crença religiosa. Achei o texto muito interessante. Diva, parabéns pelo seu blog!
Beijos!!!
Postar um comentário